Como montar uma oficina de motos em 5 etapas

Como montar uma oficina de motos em 5 etapas

1 – Invista em qualificação

No mercado se destaca quem oferece os melhores serviços, atendimento e preços. Enfim, quem está melhor qualificado. Por isso, antes de tudo, é essencial investir na sua capacitação para gerenciar uma oficina mecânica de motos.

O ideal é procurar por um curso de qualificação em gestão empresarial para garantir o sucesso dos negócios. Se achar necessário, atualize também os conhecimentos sobre mecânica de motos. Assim, você se especializa e começa a montar a sua oficina com alguns pontos de vantagem.

2 – Escolha a localização ideal

Não saber escolher a localização da sua oficina pode comprometer o crescimento do seu negócio. Então, é preciso considerar alguns pontos para encontrar o local ideal. Um dos principais é a visibilidade que sua oficina terá.

Avenidas que interligam diversos bairros podem ser uma boa opção, pois você será visto por muito mais pessoas, aumentando a captação de clientes. Considere também o valor do aluguel, a segurança e a facilidade de acesso para os clientes.

3 – Cuide da parte burocrática

É fundamental estar atento a todas as exigências legais para a abertura de uma oficina mecânica de motos. Para operar de maneira regular, você deve se registrar junto à Secretaria da Receita Federal para solicitar o seu CNPJ. Verifique também quais órgãos estaduais e municipais exigem registro.

Antes de abrir as portas, você deverá ter o alvará de funcionamento e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros. Registros na Caixa Econômica Federal e na Previdência Social também são necessários para poder contratar funcionários registrados. Nesse momento, o ideal é contar com a ajuda de um contador para cuidar da parte burocrática enquanto você faz sua oficina crescer.

4 – Invista na estrutura necessária para uma oficina mecânica de motos

Uma oficina mecânica de motos precisa contar com diversas ferramentas e equipamentos adequados para que seja possível prestar um bom serviço. E nessa hora deve ser levado em conta o tamanho do seu espaço e o movimento que é esperado.

A falta de equipamentos pode limitar a gama de serviços oferecidos por sua oficina, ao passo que uma estrutura maior do que a que você realmente precisa trará mais gastos do que lucro. Prefira equipamentos de qualidade reconhecida, pois eles farão muita diferença no serviço do dia a dia e garantirão um serviço adequado às expectativas do cliente.

5 – Contrate funcionários capacitados

Quase tudo pronto, só falta montar uma boa equipe de profissionais. São eles que te ajudarão na missão de fazer sua oficina mecânica de motos ser um sucesso e se tornar uma referência no assunto.

Faça entrevistas a fim de verificar a experiência e os conhecimentos do candidato. Procure avaliar também características, como comprometimento e dedicação. Contar com boas referências nessa hora também pode ser uma boa escolha.

Esteja atento ao mercado, analise bem os investimentos e os riscos, esteja bem equipado e acompanhado. Seguindo esses passos você conseguirá montar sua oficina mecânica de motos e terá a liberdade de administrar seu próprio negócio!