Como cuidar do ar-condicionado do carro

Como cuidar do ar-condicionado do carro

O Brasil é um país tropical, que tem a temperatura elevada durante quase todo o ano. Para contribuir para o bem-estar das pessoas e as ajudarem a driblar o calor, os carros são equipados com um sistema de ar-condicionado. A principal função deste equipamento é climatizar o interior do veículo, assegurando um ambiente interno confortável para todos os ocupantes.

Para manter o ar-condicionado do carro funcionando devidamente é preciso que o dono do veículo tenha alguns cuidados e realize certas manutenções.

Caso você tenha dúvidas de como manter o ar do veículo sempre bastante agradável a todos, não se preocupe! Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como cuidar do ar-condicionado do seu carro. Confira a seguir!

Sempre higienize o sistema

A higienização do ar-condicionado do carro deve acontecer todos os anos. Este cuidado evita, inclusive, o aparecimento de mau cheiro proveniente do sistema de ventilação. Muitos acreditam que este procedimento só pode ser feito por um especialista ou em uma oficina, mas não se engane! Existem no mercado diversos acessórios e produtos que permitem que a higienização seja realizada por qualquer pessoa. Por sinal, os mais utilizados são os sprays, que podem ser aplicados nos filtros e saídas de ventilação pelo próprio dono do veículo.

No entanto, caso o procedimento seja realizado pelo dono e o mau cheiro persista, deve-se procurar uma oficina especializada para que o problema seja solucionado por um profissional.

Troque o filtro do ar

Os filtros do ar-condicionado podem acumular muita poeira e impurezas, principalmente no caso de veículos que rodam nas cidades grandes. A demasiada presença de sujeira no filtro pode até mesmo levar os ocupantes do carro a terem problemas respiratórios — principalmente as crianças.

De acordo com os fabricantes, a troca dos filtros de ar do sistema é obrigatória a cada 10 mil quilômetros rodados. A correta substituição evita o acúmulo de ácaros, fungos, impurezas e até mesmo bactérias que possam causar doenças respiratórias.

A troca do filtro deve ser antecipada em casos de perda de eficiência do ar-condicionado ou com persistência de mau cheiro, mesmo após a realização da higienização do sistema.

Não mantenha o ar-condicionado do carro fora de uso

É recomendado que os donos liguem o ar-condicionado do carro pelo menos uma vez por semana, pois isso permite que o gás do sistema circule e desta forma lubrifique todos os equipamentos presentes. A utilização do ar evita também o ressecamento das tubulações e rachaduras que possam provocar vazamentos.

Mesmo que você seja uma pessoa que não gosta de utilizar o ar-condicionado, não deixe de ligá-lo semanalmente somente para efeito de cuidado e manutenção do sistema.

Deixe o ar circular

Outra dica de cuidado com o ar-condicionado veicular é, antes de utilizá-lo e após o seu uso, deixar o aparelho de refrigeração desligado e usar somente a ventilação do veículo. Isso permite que a umidade presente nas tubulações do sistema seja removida, o que impede a proliferação de fungos e bactérias.

Independentemente de qual carro você tenha, estes cuidados devem ser sempre levados em consideração. São dicas que contribuem para o bom funcionamento do ar-condicionado e que visam garantir maior conforto a todos os ocupantes do veículo.

E você, tem o costume de cuidar do ar-condicionado do seu carro? Faz a higienização do sistema pelo menos uma vez por ano? Não deixe de comentar e compartilhar conosco suas experiências!